terça-feira, 18 de março de 2008

Um Grande Coração

Engraçado como a mente da gente trabalha.
(ou pelo menos a minha)


Há dois dias lembrei-me de um fato que me aconteceu na infância.
Precisamente, eu tinha cerca de 13 anos. havia um "garotinho de rua", na verdade, acho que tratava-se de um garoto muito humilde financeiramente, talvez até abandonado, que perambulava pelas ruas, e era conhecido por várias crianças das proximidades.
Tigrão era como o chamávamos, pois era um garotinho ruivo e com o rosto todo manchado de sardas. Ele aparecia esporadicamente, principalmente em períodos festivos e brincava conosco, seja junto à fogueira das festas juninas, seja na época natalina.

Certa vez, Tigrão estava conosco, e as crianças resolveram "brincar" (irritar) com ele. Elas começaram a colocar objetos em cima dele, como papel de confeito, tampa de garrafa, etc, até que um "espertalhão" resolveu deixar a brincadeira ainda mais animada, e colocou areia na cabeça dele.
...
Esse "espertalhão" fui eu.

Tigrão não gostou da brincadeira e reagiu. Jogou areia de volta em mim e eu fiquei irado, pois não era justo ele reagir "logo na minha vez"...
Brigamos, e saímos daquele cenário intrigados e sem falar um com o outro.

Cerca de uma semana depois desse episódio, eu estava andando pela calçada, quando então, avisto tigrão vindo pelo outro lado da rua.
Orgulhoso e ressentido, finjo que não o vejo.
De repende, percebo que tigrão caminha em minha direção. Pergunto me: - o que será que ele quer? brigar novamente?

Trigão se aproxima, olha pra mim com um olhar um pouco triste, e me pede que eu o desculpe. Pede-me que o desculpe por ele ter jogado areia em mim e brigado comigo pois eu era amigo dele e ele gostava de mim.

Sabe, a atitude dele me rasgou por dentro. eu fiquei bastante contrito por presenciar um ato tão bonito e humilde como esse.

Eu é quem devia desculpas a ele, e assim o fiz, por ter me aproveitado da ingenuidade e condição de "humilde" dele para escarnecê-lo na frente das outras crianças.

Tigrão acabou comigo!
Eu nunca esquecerei dessa lição!

(J.César)

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o post primo! ;-)

Por onde será que Tigrão anda, hein?!

Grande Abraço!

Julito disse...

Na verdade, meu primo, passou-me pela cabeça a mesma pergunta...
Mas eu sei onde Tigrão anda:
Aqui dentro (apontando pra mim).
É aqui dentro que Tigrão vive, e contribuiu no ensino de como agir em relação a mágoas, ressentimento e perdão!